A Vantagem de Poços artesianos em Áreas Rurais

07/02/2021

Os poços artesianos têm como principal objetivo a captação de água de boa qualidade, sendo bastante utilizado em áreas rurais ou até por empresas com grande necessidade de água para a linha de produção.
Em áreas rurais quando ocorre o período de estiagem, ou seja, falta de chuvas por períodos prolongados, os poços artesianos têm sido uma ótima alternativa ou, muitas vezes, a única forma de abastecimento de água, tanto para uso doméstico, irrigação ou para criação de animais.
Além disso, há diversas vantagens na implementação deste tipo de sistema hídrico, como: economia, água de qualidade, valorização do terreno, possibilidade de manutenção e implantação ágil em qualquer tipo de terreno.

Entenda como a água é retirada e armazenada:

A água é retirada do poço através de uma bomba e levada até um reservatório, previamente instalado.
Para esse processo podem ser usados dois tipos de bombas de água: as submersas e as centrífugas. A primeira é instalada dentro do poço abaixo do nível da água e tem como função bombear e dar pressão a água. Já as centrífugas devem ser instaladas externamente, acima da superfície do solo.
A melhor escolha do tipo de bomba de água depende de vários fatores que precisam ser analisados, como: a tensão de alimentação que deverá ser aplicada, o diâmetro e a vazão do poço, a distância entre a saída do poço e o local onde a água precisa ser levada e o desnível do plano onde o poço foi construído em relação aos andares em que o abastecimento precisa ser feito.
É importante que a perfuração do poço seja realizada por uma empresa especializada, com profissionais técnicos, como a Jundsondas. Trabalhamos com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar, incluindo geólogos, engenheiros, químicos ambientais e técnicos em perfuração, o que nos possibilita oferecer um atendimento completo de todo o processo de abastecimento de água.
O uso legal, regulamentado e outorgado da água também é necessário, principalmente para o produtor rural, seja na pecuária ou na agricultura, em todas as atividades a legalização do direito de uso da água é determinante para estar conforme a lei e o modelo produtivo.

Lembre-se também que poços clandestinos podem causar contaminações e sérios problemas sanitários, saiba mais!