NR12 – A norma amiga do trabalhador

18/12/2023

A Jundsondas colocou em operação recentemente, 3 modernas sondas de perfuração de poços artesianos automatizadas e com diversos sensores e recursos de segurança em conformidade com a NR12 do Ministério do Trabalho. O novo equipamento oferece diversas vantagens, mas sem dúvidas a mais relevante é a segurança e a qualidade de vida da equipe.

Vamos entender melhor o que é essa norma.

O que é a NR12?

A NR12, instituída pelo Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece requisitos mínimos para garantir a segurança no manuseio de máquinas e equipamentos. Sua aplicação visa prevenir acidentes, assegurando que os trabalhadores desempenhem suas funções de maneira segura e protegida.

A NR12 é como um manual de regras para a utilização segura de equipamentos pesados que tem como objetivo principal garantir a integridade física dos trabalhadores que lidam com máquinas potentes e perigosas.

Para que serve?

Objetivamente, a NR12 serve para prevenir acidentes, orientando desde a instalação até a operação e manutenção de equipamentos e máquinas. Ao seguir essas orientações, reduzimos consideravelmente os riscos de acidentes e garantimos um ambiente de trabalho mais seguro.

O que a NR12 abrange?

A NR12 abrange diversas áreas. Desde requisitos do design dos equipamentos, instalação e até as medidas de proteção para os trabalhadores, a NR12 é abrangente. Ela também considera aspectos ergonômicos, buscando não só a segurança imediata, mas também o bem-estar a longo prazo.

Benefícios da Adesão à NR12

Investir na aplicação eficaz da NR12 não é apenas cumprir uma obrigação legal, é garantir um ambiente de trabalho mais protegido e eficiente. Colaboradores seguros são colaboradores mais engajados e produtivos, o que é bom para todos os lados.

Em resumo, a NR12 é uma aliada poderosa para quem lida com equipamentos pesados. Ao compreender e seguir suas diretrizes, não apenas cumprimos normas, mas garantimos a segurança de todos no trabalho.

Quer saber mais sobre as novas sondas de perfuração Jundsondas, clique no link abaixo.

Clique aqui - Conheca as novas sondas de perfuracao automatizadas Jundsondas

 

Imagem: freepik