Quais as regras para perfuração de um poço Artesiano?

29/10/2021

Ter um poço artesiano sempre traz inúmeras vantagens pois, quando é feito de forma regular, consegue causar o mínimo impacto no ambiente além de proporcionar economias com a conta de água e não interrupção de abastecimento em caso de problemas com a rede ou crises hídricas. Além disso, se tornou uma solução poderosa e eficaz em áreas rurais para combater a estiagem. Mas você sabia que existem regras para perfurar seu poço?
Isso mesmo, antes mesmo da perfuração do poço existem alguns documentos que devem ser expedidos e que são necessários para que você não tenha problemas futuros com a regularização do seu poço.
Abaixo separamos algumas informações importantes, para que tudo ocorra bem:

Normas a serem seguidas
Para ficar por dentro das regras gerais sobre a perfuração basta verificar na ABNT as normas NBR 12212, que versa sobre a captação de água subterrânea e a NBR 12244, onde há informações sobre a construção de poços tubulares. É também muito importante obedeça a Lei Federal 9433, lei a qual é tratada a Política Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, onde os responsáveis pelos recursos hídricos da região emitem as licenças necessárias para o novo poço. Não esquecendo também da nova portaria do DAEE (que você pode saber mais clicando aqui).

Avaliação do terreno
É muito importante que o terreno seja avaliado por um profissional capacitado. O conteúdo da análise abrange questões como: local, tipo de terreno, possíveis formações rochosas subterrâneas e diversos outros fatores. Lembre-se sempre que empresas capacitadas são a melhor escolha nesse momento o tornarão o processo mais simples por já terem o conhecimento de todas as normas.

Projeto
Após a avaliação do terreno, um projeto é montado pelo profissional onde serão informados maiores detalhes do passo a passo da construção.

Documentações
Antes que seja perfurado o poço é necessário ter em mãos a documentação. Isso previne maiores problemas judiciais, principalmente no caso de fiscalizações, e torna seu projeto válido e apto para ser executado. Se quiser saber mais sobre as documentações e Outorga clique aqui!

Teste de Vazão
Os testes de vazão consistem no bombeamento da água do poço durante um determinado período. Durante esse período são realizadas medições constantes de diversos pontos além da vazão da água, como o nível estático, a recuperação, entre outros. Dessa forma, analisando se está tudo ok com o funcionamento do seu poço.

Análise da Água
E junto ao teste de vazão tem a análise físico química da água. Ela é feita para identificar a pureza da água, ou seja, são feitos testes específicos no poço para ver se existe qualidade na água e o que precisa ser feito para purificá-la e torná-la adequada ao uso.

Então, caso esteja pensando em instalar um poço artesiano, conte com a Jundsondas, uma empresa que é referência em perfuração e manutenção de poços artesianos e que vai te auxiliar na construção do seu poço, seguindo rigorosamente a legislação e as normas técnicas.